Blog para os apaixonados por livros de plantão.

18.12.13

Resenha: "Carrie, A Estranha" - Stephen King

Um comentário

"Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente."

Antes de tudo, Carrie não seria tão estranha se somente sofresse por ser como é. Ao longo dos anos, ela fazia coisas se mexerem, portas se fecharem, pedras caírem do céu exatamente sobre sua casa. Ela é dotada de poderes telecinésicos, segredo somente seu. Os personagens são bem caracterizados, principalmente a coitada da Carrie , que sempre sofreu dentro do mundinho criado por sua mãe. Esta também é uma personagem memorável, com suas paranoias e crueldades (já deu pra perceber que quase todo mundo na história tem seu grau de maldade, né?).
Infelizmente eu já havia assistido ao filme muitos anos antes, então sabia o que iria acontecer, porém, a narrativa de King neste livro vai te jogando partes da história, porque ela não é linear. O livro é escrito de uma forma curiosa, que eu ainda não tinha visto. Tanto por meio da narração, quanto por meio dos relatos coletados por um pesquisador sobre o caso.
Girando sobre diversos pontos de vista, conhecemos tudo o que aconteceu à Carrie, através de sua própria visão, e do que Sue, e outros sobreviventes daquela noite relataram em jornais e artigos. Muito interessante a forma como tudo se entrelaça, mesmo quando um fato do final é citado no início, por exemplo.


Contudo, mesmo King escrevendo de uma forma fácil nesse livro, e a história ser boa, a leitura se arrastou por semanas, e eu nem sabia o por quê! Talvez por querer que as coisas acontecessem mais depressa, e o autor sempre seguia os caminhos mais longos para contar os fatos (isso que dá assistir aos filmes antes de ler os livros). Talvez também pela diagramação apertada (as fontes são tamanho adequado), pelas folhas brancas, e pela falta de detalhes. Sim, estamos cada vez mais acostumados com livros esteticamente bonitos e cheios de detalhes marcando partes, capítulos.
Esta edição é de 2001, e a narrativa, como falei, é toda particionada. Enquanto lia, senti muita falta de uma diferenciação de quando é história, quando é relato, quando termina um e começa outro. Comparando com os lançamentos de hoje, podemos ver que as editoras estão tendo muito mais cuidado com o produto final. Vale lembrar que a editora Suma de Letras está relançando os títulos do autor com novas capas. Apesar de Stephen King ser considerado o rei do terror, não acho que Carrie, a Estranha siga este gênero, mas o suspense sobrenatural. Vale a pena conhecer esta história inesquecível.

Por: Cadu Oliveira

Um comentário :

  1. Oi,
    Amei a resenha, sou louco pra ler o livro, mas confesso que nao tenho uma boa relação com a escrita do king, espero gostar.
    Abraços
    Guilherme
    leiuraforadeserie.blogspot.com

    ResponderExcluir