Blog para os apaixonados por livros de plantão.

2.12.13

Resenha: Feios - Scott Westerfeld

Nenhum comentário

As cidades não são mais as mesmas, os hábitos não são mais os mesmos, as pessoas não são mais as mesmas. Ninguém sabe como aconteceu, mas o fato é que os antigos humanos, ou Enferrujados como são chamados, não são mais os mesmos. Seus descendentes tomaram seus lugares e vivem em perfeita harmonia na Terra, sem fazer mal ao ambiente e a si mesmos. Porém todos ainda tem que passar por um processo...
Nesse novo mundo, todos os jovens de 16 anos devem passar por uma cirurgia, onde transformam-se de feios para perfeitos, e assim, podem viver livremente nas cidades dos perfeitos, onde vão às melhores festas, desfrutam das melhores roupas e comidas, tudo perfeito. É nesse meio que vive Tally Youngblood, uma garota que está prestes a completar seus sonhados 16 anos, e não pode esperar por sua cirurgia. Ela sonha em reencontrar seus antigos amigos que já são perfeitos e viver uma vida de glamour em Nova Perfeição.
Ainda no início da história, Tally conhece uma garota, Shay, que completará 16 anos no mesmo dia que sua mais nova melhor amiga. A única diferença entre elas é que Shay não está tão ansiosa pela mudança... Por isso, poucos dias antes de seu aniversário, a garota foge, deixando apenas um bilhete com instruções à Tally, para que ela pudesse encontrá-la na Fumaça – um lugar em que as pessoas que não querem mudar se refugiam. Apesar disso, tudo parece correr bem para a protagonista, seu tão esperado aniversário chega e ela vai fazer a cirurgia, mas algo está errado. Tally terá que fazer uma escolha, ir atrás de Shay, traí-la e tornar-se perfeita, ou viver para sempre como uma feia, mas isso não é uma opção para ela.
Começa então sua jornada em busca da Fumaça, confesso que essa foi a parte de que mais gostei, pois pude perceber o amadurecimento da protagonista ao longo da narrativa. Achei o início da história entediante e em alguns momentos quase abandonei o livro, mas na segunda parte tudo muda, e o livro começa a te envolver na história, e me vi eletrizada pela narrativa. Uma coisa que apreciei muito foi a forma como o autor descreve os Enferrujados, de forma com que pareçamos loucos por destruição, má notícia: muitas vezes tive que concordar.
Gostei muito da forma com que o autor encontrou um motivo para a extinção dos Enferrujados, totalmente inesperado e bem pensado. Em muitas partes do livro senti que o enredo poderia ter sido mais explorado, e isso fez com que em alguns momentos a história ficasse evasiva. Em contrapartida, adorei a forma com que foi retratada a evolução da protagonista, que no início achava que as pessoas só poderiam ser bonitas após a cirurgia e no fim percebeu que a beleza muitas vezes não depende tanto da aparência. Outra coisa que gostei foi que o romance na história não fica em primeiro plano, o que muitas vezes atrapalha a narrativa, além disso, adorei o modo como os nossos hábitos são descritos no livro. Ainda assim, existem pontos negativos na história, a protagonista muitas vezes se revela totalmente alienada e ingênua, o que pode tornar o enredo enjoativo, espero que a história seja mais bem aproveitada no segundo livro – Perfeitos -, pois o autor fez um ótimo trabalho na construção desse mundo, só precisa melhorar em alguns pontos de sua narração. A série promete muito sucesso, e na minha opinião pode entrar na lista de melhores histórias distópicas!
Tally passará por desafios e logo perceberá quão grande e imponente é a natureza. A partir daí, o destino de várias pessoas, e até o próprio, está na mão de Tally Youngblood.

PS: Enquanto ia lendo, fui imaginando uma adaptação da história, e, se nas mãos do diretor certo, um filme da série ficaria maravilhoso. Só resta rezar!!
"Não era nada em particular. Mas, pelo menos, tinha um objetivo."




Nenhum comentário :

Postar um comentário