Blog para os apaixonados por livros de plantão.

12.12.13

"O Mistério da Estrela - Stardust" - Neil Gaiman

Nenhum comentário

"Tristan ama a jovem mais bela do vilarejo de Muralha. Para ser correspondido, ele atende aos caprichos da moça e lhe faz uma promessa quase impossível de cumprir. Uma estrela cadente que ambos vêem cair do céu valerá a mão de Vitória em casamento.
A determinação de trazer a estrela para o vilarejo fará com que o rapaz burle todas as regras e siga para a Terra Encantada, onde supostamente a estrela está. Então, Tristan se vê cercado por piratas voadores, gnomos guerreiros, bruxas esquisitas e sedentas por beleza e princesas do mal. Um mundo de magia está diante dele e tem início um conto de fadas surpreendente e nada convencional."

O jovem Tristan Thorn fará tudo para conquistar o coração frio da bela Victoria - até mesmo trazer a estrela que eles veem cair no céu. Mas para isso, ele deve entrar nas terras inexploradas do outro lado da velha barreira que cerca seu pequeno vilarejo. E além da segurança de Muralha, coisas estranhas podem acontecer a um rapaz determinado perseguindo o Desejo de seu Coração em um mundo mágico de maravilhas e perigos - onde tudo que pode ser imaginado pode ser encontrado.
O livro conta a trajetória de Tristan em busca da estrela cadente que ele prometeu para sua amada em troca de sua mão, mas durante o caminho ele descobre que não é o único que quer a tal estrela. Príncipes competindo pelo trono, bruxas obcecadas por beleza, todos parecem querer algo dela. O outro lado da muralha se mostra mais complicado do que parecia. É tudo tão bizarro que é impossível parar de ler.
Mas já vou avisando que, apesar de muitas coisas nele serem típicas de fantasia, este não é um conto de fadas comum - é mais para adultos. Sim, há algumas cenas de violência e sexo que eu não recomendaria para criancinhas. Mas não são muitas, o que me deixou confusa na hora de classificá-lo (Adulto? Jovem Adulto?).
Além disso Neil Gaiman não trata seus leitores como se eles precisassem da textura da grama da campina para poder entender o cenário. Ele descreve as pessoas, as paisagens, tudo de uma forma naturalmente diluída durante o decorrer da história, isso faz com que a leitura não seja cansativa e você devora o livro em pouco tempo - até porque ele só tem 280 páginas. Os personagens são bem construídos e cativantes, principalmente por não serem aqueles heróis e vilões extremamente exagerados em sua bondade/maldade. É tudo um jogo de desejo - a estrela, o reino, a beleza - e até onde os personagens vão para conseguirem o que querem.

Por: Cadu Oliveira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário