Blog para os apaixonados por livros de plantão.

10.1.14

Resenha: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

2 comentários


“Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes.” 
Liesel Meminger, uma garotinha cheia de vida que morava na Alemanha, aos poucos foi percebendo a crueldade da vida, ou da morte... A história começa quando a pequena garotinha sofre sua primeira perda. Seu irmão mais novo falece em uma viagem, deixando-a sozinha com sua mãe, que acaba por “abandoná-la” também. É nesse ponto que a garota começa sua jornada como “ladra de livros”, seu primeiro livro – O Manual do Coveiro – é roubado durante o enterro de seu irmãozinho, e a protagonista o guarda, mesmo não sabendo ler.
Agora, Liesel vive com seus pais adotivos, Hans e Rosa Hubberman. Hans é um homem doce e paternal que conquista o coração da filha logo de cara, ele trabalha como pintor e acordeonista nas horas vagas. Rosa é uma mulherzinha atarracada que adora xingar as pessoas em alemão, mas no fundo tem um coração enorme de mãe. A protagonista conhece Rudy Steiner em sua nova cidade, um garotinho de sua idade que derrama toda a sua inocência sobre o leitor.
Liesel Meminger recomeça sua vida em sua nova cidade – Molching – e logo ela começa a frequentar a escola e, consequentemente aprende a ler. A partir daí ela descobre um mundo novo formado pelas mais belas palavras, que tem o poder de tirá-la de sua triste realidade em meio à guerra e levá-la a lugares cheios de felicidade.
É em meio a essa guerra que um judeu fugido vai parar em sua casa, Max chega na vida dos Hubberman trazendo grande turbulência, e trazendo especialmente para Liesel sua amizade e companhia. Os dois acabam construindo um entendimento que os ajuda a suportar os longos dias de guerra. A garotinha o curava com palavras retiradas de seus livros roubados, e Max oferecia sua companhia em troca.Liesel também se aproxima da mulher do prefeito, uma jovem marcada por seus demônios internos, mas que acaba fazendo parte da jornada literária da pequena. As duas não trocam muitas palavras, mas se comunicam através das paginas de antigos livros.
Liesel acaba encontrando um lar, família e amigos em Molching, e aos poucos ela vai crescendo, amadurecendo e aprendendo a dar valor a tudo que tem, os anos vão se passando enquanto a guerra se desenrola, e Liesel passa por provações a cada dia de sua vida, nos envolvendo em sua história.
A Menina que Roubava Livros é uma das minhas estórias preferidas, pois me envolveu de uma forma que me vi na cidade de Molching junto de Liesel, Rudy, Max e todos os outros personagens que tornaram a história maravilhosa e densa. Um dos aspectos de que mais gostei foi a forma narrada e a pessoa que narra a história. Liesel nos envolve com sua inocência e esperteza, fazendo com que você não consiga parar de ler. O final foi espetacular e digno de admiração, quando você chega a última página não sabe mais o que fazer da vida e fica com aquela conhecida ressaca literária. O livro a princípio parece ser muito simples, mas quem for lê-lo deve tentar ver da perspectiva da narradora e deve abrir a mente para as páginas do livro. É, na minha opinião um dos livros mais recomendáveis do mundo, e todos deveriam lê-lo um dia!

PS: A adaptação do livro está chegando aos cinemas nesse dia 31 de janeiro e tem tudo pra ser ótima, pelo que pude ver a história está muito fiel ao livro (amemsenhor), então vão conferir! ;D

Os seres humanos me assombram”

2 comentários :